Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

15.08.22

Salman Rushdie: O Regresso Da Barbárie


Filipe Vaz Correia

 

 

 

FA2F3F74-5C97-4B6D-94F3-FA108DE14364.jpeg

 


Salman Rushdie: O Regresso da Barbárie, poderia ser um filme de tela Americana, uma aventura memorável que nos levasse ao cinema...

Infelizmente não.

O atentado levado a cabo esta sexta-feira por um jovem extremista de 24 anos, Hadi Matar, o destino no nome, traz memórias de um tempo que parecia perdido mas que ressurge para o mundo pela faca deste tresloucado Matar...

Esse tempo do Ayathollah Ruhollah Khomeini, onde através de uma revolução religiosa se instaurou um regime déspota, tirano e brutal que submete um povo a um pensamento pré-histórico e férreo.

A declaração da Fatwa pelo Ayatollah Khomeini a Salman Rushdie, por ter escrito o livro "os versículos satânicos", remonta a 1989 numa época de fulgor desse fanático religioso, sendo que em momento algum se poderia esperar que ao fim de 33 anos um insano, nascido nos Estados Unidos muitos anos depois, pudesse acatar a ordem, executa-la e tentar fazer regressar o mundo a esse obscuro quadro de um velho barbudo, mal encarado, de pernas cruzadas num chão alcatifado, balbuciando alguns ódios.

Afinal 2022 pode ser 1989...

Só que não.

Neste instante em que vos escrevo parece que Rushdie está a "melhorar", espero estar correcto, mesmo tendo problemas graves resultantes desta tentativa de homicídio, importando assim ressalvar que esta Fatwa poderá não ser cumprida e que espero sinceramente que Salman Rushdie possa deixar esta vida noutras circunstâncias, com outro envolvimento e muito melhor companhia noticiosa.

O fanatismo, religioso ou de outro qualquer fundamentalismo, levará sempre a esta espécie de absurdos...

Por isso importa não compactuar com eles.

Quanto ao Irão terá de ser punido exemplarmente e não estou a falar da cúpula política, espécie de farsa mandante mas que em nada manda mas sim desses líderes religiosos que deveriam ser extirpados do poder sem apelo nem agravo.

Nem Alá deverá ter paciência para os ouvir.

Boa sorte; Mr. Salman Rushdie.

 

 

Filipe Vaz Correia

 

 

 

 

 

43 comentários

Comentar post