Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

25.07.21

Sunset em Alcochete...


Robinson Kanes

alcochete.jpg

Imagens: Robinson Kanes

 

Alcochete é daqueles locais onde sabe bem passar o fim do dia... Muitos ousam considerar este local como a Cascais da margem sul do Tejo. Discordo, não porque uma localidade seja melhor que a outra mas porque existem coisas que não se comparem. Quando muito temos uma espécie de Ericeira mais ribeirinha e mesmo assim tenho sérias dúvidas que a comparação se possa adequar.

alcochete (1).jpg

Alcochete é como é... A crescente descaracterização tem-lhe trazido mais-valias, todavia também espero que não destrua um dos cantinhos mais interessantes da região de Lisboa. O progresso, embora bem aceite por muitos, deve ser feito com sustentabilidade. Todavia, muitos ainda parecem ignorar o conceito naquelas bandas. A gestão do que temos, do que poderemos vir a ter e daquilo que queremos/podemos ter é um tema delicado e não pode ser trabalhado à faca mas com pinças.

alcochete (2).jpg

É também ao final do dia, entre um passeio pela praia dos moinhos e indo de encontro aos pilares da ponte que nos podemos sentar na areia e por ali ficar à espera da despedida solar. É um lugar mágico e para lá do pilar, já em território da freguesia do Samouco, ainda tende a ser mais belo. No entanto, é bom que não nos deixemos enganar, os perigos são muitos, sobretudo porque estamos num estuário e é fundamental conhecer bem não só o ecossistema mas também os caminhos e todos os segredos desta Reserva Natural.

alcochete (3).jpg

Foi num desses finais de dias que fiquei a apreciar a malta dos "kites", ou do kitesurf se preferirem, enquanto "È sempre bello" de Coez servia de banda sonora - talvez a mais adequada. É um desporto que surgiu por cá como moda, para alguns ainda o vai sendo, mas para outros já é coisa de respeito e a diferença vê-se na água, quando entre técnicas e acrobacias assistimos um espetáculo montado ao sabor do vento e do equilíbrio humano. Deixemos que a aragem nos embale o rosto e nos abra o apetite oferecendo-nos a motivação para percorrermos novamente o areal e acabar a tarde numa das esplanadas da vila.

alcochete (4).jpg

Alguém disse um dia "Alcochete jamais" eu direi Alcochete toujours... 

alcochete (5).jpg

Bons finais de tarde... Sendo que as tardes, como o Verão, só acabam quando nós quisermos, palavras de um salmantino que conheci em tempos.

18 comentários

Comentar post