Tempo, dinheiro, engenho e perserverança.
JB
No momento em que escrevo o meu texto a humanidade atinge mais um feito inacreditável. Vinha eu preparado para escrever sobre a música que se vai ouvindo cá por casa, quando me apercebo da importância da perseverança e do engenho e da sua aterragem bem sucedida.
Ainda a semana passada falávamos de Eratóstenes e do seu feito incrível numa altura muito primitiva. Não é de estranhar que os seus ´descendentes´ tenham conseguido este feito. Hoje dia 18 de fevereiro, a NASA conseguiu aterrar com sucesso um ´rover´ chamado perseverança em Marte. A viagem durou cerca de 6 meses e percorreu quase 300 milhões de milhas. Tem como missão principal procurar sinais de vida antigáa (ancient life) noutros planetas. Vai explorar a cratera de Jezero, um lugar em Marte onde se acredita que tenha existido um lago há cerca de 3.9 mil milhões de anos. Enviar-nos imagens de Marte claro e pela primeira vez, som de Marte! Vai fazer outra coisa também. Este veículo leva um mini helicóptero chamado engenho (ingenuity) que vai permitir recolher imagens aéreas e servir de apoio para futuras missões tripuladas a Marte (!!!). Vai até recolher amostras do solo marciano que só chegarão ao nosso planeta para serem analisadas em 2030.
Incrível não é? Certamente descendentes de Eratóstenes e de Alexandre o Grande.
Apesar de tudo ainda há tempo para uma música! Um artista português muito apreciado cá em casa e que dedico a um leitor no Brasil que talvez ainda não o conheça.
Aqui está.
Bom fim de semana.
JB