Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

18.08.22

The world of Banksy: the immersive experience


The Travellight World

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_1487cFoto: Travellight | Exposição “The world of Banksy: the immersive experience" | Capsule Gallery Lisboa

Sou uma grande fã da arte urbana. Acho que tem o mérito de transformar locais feios e sujos em algo bonito, de tornar visíveis lugares que antes ninguém queria ver e de colocar à disposição de qualquer pessoa a critica política e social.

Banksy — um nome incontornável desta vertente artística — é alguém cujo trabalho sigo com atenção há muitos anos. Gosto das suas criações e da forma como usa símbolos da cultura popular para pôr a nu os piores problemas da nossa sociedade. Já o admirei por se manter anónimo, apesar de atualmente achar que este fato é apenas uma estratégia de marketing para valorizar mais as suas obras, mas enfim… não deixo de gostar do que o artista cria, por conta disso. Devo confessar que até achei piada ao desenho “Girl With Ballon” se auto-destruir quando foi leiloado por um milhão de libras na Sotheby’s .

Tive oportunidade, nas minhas viagens, de ver ao vivo uma ou outra obra de Banksy, mas nunca visitei uma exposição como a que atualmente está patente na Galeria Capsule, em Lisboa.

“The world of Banksy: the immersive experience" reúne, num único espaço, réplicas de mais de 50 obras do artista. Dizem que é uma exposição não autorizada, com reproduções feitas por uma equipa de artistas urbanos — também eles não identificados — contratados por Haziz Vardar, o curador belga desta exposição itinerante que pode estar em vários sítios ao mesmo tempo. Já passou por Barcelona, Praga, Dubai, Milão, Paris e agora chega a Lisboa.

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_14867UNADJUSTEDNONRAW_thumb_1486bUNADJUSTEDNONRAW_thumb_1486aUNADJUSTEDNONRAW_thumb_1486f

É interessante?

É, porque permite ver a evolução de Bansky ao longo dos anos e conhecer as suas obras mais famosas, mas sinceramente não me encheu as medidas. Pareceu-me apenas uma tentativa de capitalizar em cima da fama mundial do artista.
…E depois colocar a street art de Bansky dentro de uma galeria, quando na sua maioria ela foi pensada para estar nas ruas, pareceu-me estranho e contra-natura... não estava à espera que isso me incomodasse, mas a verdade é que incomodou.


Até 23 de Dezembro de 2022
Capsule Gallery Lisboa, São Sebastião
Bilhete - 12 €

 

3 comentários

Comentar post