Tragédias no mar, demagogias em terra.
JB
Espero estar enganado mas creio que ao dia de hoje qualquer réstia de esperança de encontrar vivos os passageiros e tripulantes do submarino Titan, se terá desvanecido completamente. Só nos resta lamentar, é triste e dramático, uma tragédia. Uma tragédia ainda maior (pelo número de pessoas afectadas) é a de Messénia, "a maior de sempre no Mediterrâneo" dizem alguns.
Não há muito a dizer sobre isto, e só venho falar deste tema hoje porque existe uma certa argumentação que me desagrada e acho reveladora duma mentalidade ressabiada e tacanha. A 'lógica' é mais ou menos esta, e pode ser resumida em duas frases:
- Porque é que hei de estar preocupado com milionários que decidem fazer atividades de alto risco?
- Deviam usar os recursos que se andam a gastar nas buscas do submarino na procura do barco de Messénia.
Pergunto eu, mas que raio de conversa é esta? Porque é que se tornou tão popular e ninguém tem vergonha de a fazer em voz alta e em público? Acham que faz algum sentido? Eu não!
Se alguém não estiver preocupado com os milionários e as suas atividades de risco, tem bom remédio: É fazer o mesmo que toda a gente faz quando tem algum assunto que não está preocupado, ignora. Vir dizer isso para a praça pública é estúpido e detestável.
Se alguém acha que se andam a gastar recursos a menos na procura do barco com mais de 700 pessoas, eu digo que tem toda a razão, agora vir dizer que para haver justiça se devia gastar menos com as buscas do submarino é só demagogia. Está ao nível de dizer que não se devia ajudar refugiados porque temos sem-abrigo...
Não confundam as coisas sff e algo errado não se corrige destruindo algo que está certo. Explico melhor para quem precisar: É errado não se fazer todos os possíveis para salvar o maior número de pessoas no caso do barco, está absolutamente certo fazer todos os possíveis para salvar as 5 pessoas do submarino. Ok?
Pobres famílias de todos os envolvidos nestas e em tantas outras tragédias pelo mundo inteiro.
JB