Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

14.07.22

Traverser la nuit



The Travellight World

fullsizeoutput_6c1aFotos: Travellight | Exposição “Traverser la nuit” | Central Tejo, MATT

Hoje deixo-vos aqui uma sugestão cultural — A exposição “Traverser la nuit”.

“Traverser la nuit”, como o nome indica, explora o imaginário da noite. Aquelas horas solitárias e silenciosas em que todas as angústias, medos e sonhos se revelam...

Percorre mais de 100 obras de 84 artistas, da magnifica da coleção pessoal de Antoine de Galbert, colecionador apaixonado e figura reconhecida do mecenato em França. 

Antoine de Galbert  reuniu, ao longo da sua vida, desenhos, pinturas, esculturas, instalações e vídeos de artistas de várias nacionalidades e gerações, como Hervé Di Rosa, Christian Boltanski, Constantin Brâncusi, Otto Piene, Alexander Tsikarishvili, Didier Faustino e Lucio Fontana, entre outros. incluindo os  portugueses Jorge Molder e Sara Bichão, que agora podemos apreciar na mostra patente na Central Tejo. 

Muitas das obras apresentadas são duras, até violentas. Outras são surreais, engraçadas. Algumas são extremamente ternas, delicadas… Todas porém, causam impacto. Antoine de Galbert ficou conhecido por quebrar barreiras e criar diálogos entre a arte contemporânea, as artes populares e a arte bruta e a sua coleção reflete exatamente isto.

As obras foram dispostas por diversos núcleos: “No limiar da noite”, “Quando cai a noite”, “Os náufragos da noite”, “Entre cão e lobo”, “Esculturas da noite”, “Sonho da noite”, e “O coração”, montado em torno da peça “Le coeur” (2005), de Christina Boltanski, artista recentemente falecida, aqui alvo de homenagem.

UNADJUSTEDNONRAW_thumb_13766UNADJUSTEDNONRAW_thumb_1378dUNADJUSTEDNONRAW_thumb_1378bUNADJUSTEDNONRAW_thumb_137a5

Existe ainda um núcleo dedicado à fotografia, composto por uma seleção de cerca de 60 retratos de artistas, tais como Marina Abramovic, Patti Smith, Francesca Woodman, Olivier Blanckart, Annie Leibovitz e Man Ray.

Uma exposição a não perder!

 

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Central Tejo
Até 29 de agosto de 2022
Entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês (nos restantes dias 9,00 €)

2 comentários

Comentar post