Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

16.09.20

RBI, Sim ou Não?


ó menina

O RBI – Rendimento Básico Incondicional, é uma prestação do Estado a cada cidadão, suficiente para uma vida digna e sem quaisquer condições. Um rendimento universal, que as experiências levadas a cabo provaram ser uma rede de segurança a que todos se podem agarrar em períodos como o que agora passamos e uma oportunidade a que todos se realizem. Experiências, realizadas em diversos países, provam que o RBI contribui para reduzir a criminalidade, melhorar os índices de (...)
09.09.20

Espero Regressar Antes do Natal


ó menina

  A D. Aida anda desgostosa com o seu querido manjerico. Acha que o pobre está a chegar ao fim e questiona-o, retirando o dedo molhado do pratinho de Sacavém onde o tem depositado: - Então? Lembro-me de há umas semanas beberes duas vezes por dia e agora, só bebes de dois em dois dias? O que é que tu me estás a tramar?  Teme perder o companheiro que todas as manhãs a cumprimenta da janela da cozinha. Recorda-se bem dos momentos que passou com o manjerico, mas é incapaz de (...)
26.08.20

Faina


ó menina

Há na estação uma livraria. Fins de coleção, livros manuseados, velhos, caros, baratos... alinham-se em mesas e escaparates num pavilhão ensolarado .Comprei "Os Pescadores" do Raul Brandão. Apanhei um daqueles comboios alugados a Espanha. Os bancos estão encardidos e as paredes das carruagens também, nem a mais profunda limpeza com jatos de água as deixaria brancas. As portas automáticas, matreiras para os incautos, parecem incompreensíveis para os mais velhos que ficam ali a (...)
12.08.20

Viagem


ó menina

Resolvida a questiúncula em que se provava que sim, aquele lugar era meu e não do senhor que comprou o bilhete para o comboio anterior mas tendo-se atrasado entrou no comboio seguinte ocupando o lugar destinado a mim que havia de entrar na estação seguinte. O Revisor, observando a falta de educação do senhor que já me tinha feito percorrer o comboio à sua procura, encaminhou-me gentilmente até à primeira classe onde me indicou um lugar vazio. Apreciei o conforto apesar de enjoada (...)