Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

09.10.21

Nós e o outro e a empatia


Rita PN

Estranhos são os tempos que atravessamos, onde a capacidade empática parece assumir o comando das habilidades a desenvolver em cada um de nós, para que nos mantenhamos à tona e possamos auxiliar outros nesse processo.  Falar de empatia é, muito provavelmente, falar de uma das funções mais importantes da inteligência humana, intimamente relacionada com a maturidade de cada um e com a gestão das emoções. Ser empático é usar da capacidade de se ter abertura para conhecer a (...)
25.09.21

Princípio do Pressuposto


Rita PN

Princípio do Pressuposto Sem olhar, ante o espelho, a própria face. Louco que julga saber ser o outro, à força de não ter vontade nem prazer de, aos demais, o lugar entender. Além mundo, a sua porta... e nada mais suporta. Que importa? O olhar emprestado, a voz de todos sem ninguém: o princípio do pressuposto por intuir ser suposto seguir e estar disposto ao raciocínio de outrém. Sem a frágil piedade, por coração de quem cedeu, fala o Homem sobre a vida, sobre a história e a (...)
11.09.21

A Minha Avó Dulce


Rita PN

Não é um inédito, mas sim uma republicação de um texto relativamente recente que partilhei no meu blog. Contudo, ouso trazê-lo aqui não só pela temática, mas também pela impotância que lhe atribuo, atendendo à eventulidade de ter mais alguns leitores. Homenagear a minha avó é homenagear a coragem e a audácia, o caminho da verdade, da liberdade e da democracia.  Decidi a partilha ainda antes da morte do Presidente Jorge Sampaio, uma das suas pessoas de referência , a par de (...)
28.08.21

Improbbilidades


Rita PN

Dista-nos um quarteirão de luar onde, na sombra, os detalhes se ensaiam, os elementos se vestem de harmonia e onde todas as ruas parecem regressar ao segredo. Há quem nos sorria, entre frestas de portas e mesas vazias, quando o olhar frágil se demora longo... sobre o sopro na chávena de café à esquina da rua. Revelação, incompreensão e a certeza de se estar demasiado perto do peito... sem jeito de afastar a cadeira e trocar de lugar com um desconhecido. Há uma flor a nascer na (...)
14.08.21

Um "não" bem dito é fundamental


Rita PN

É fulcral saber quem se é, ter certezas a respeito das próprias convicções, valores, princípios e crenças. É preciso saber delimitar o próprio espaço, a própria liberdade sem interferir com a liberdade do outro, respeitar e respeitar-se, assumir actos e identidade, preservar a paz interior e ter perfeita consciência do caminho que se quer e daquilo que não se quer, traçando o percurso nesse sentido. Muitas são as vezes em que o ser humano se perde por não saber dizer "não" (...)