Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

16.10.20

Stay away Big brother!


JB

    Sobre a proposta do PS.   Vou usar o texto de hoje como reflexão. Não tenho a opinião completamente formada sobre este assunto.   Primeiro que tudo, declaro: -Tenho a app instalada no meu telemóvel. - Uso máscara mal saio de casa. - Cumpro os períodos de confinamento obrigatório.  Vamos supôr que a pandemia começa a piorar rapidamente e se exige ao governo que tome medidas mais eficientes.  O governo conclui que existem muitas pessoas que não estão a respeitar (...)
09.10.20

Voa minha filha.


JB

  M tinha crescido depressa. Era muito curiosa e aventureira. O seu espírito livre desde cedo se manifestou. Queria aprender e conhecer o mundo.   Hoje sentia-se crescida, tinha aprendido muito sobre o mundo e sobre quem o frequentava. Estava preocupada - não só por ela e pela sua família - mas também por todas as outras espécies com quem partilhava o planeta. Se isto continuasse assim, o mundo podia mesmo acabar.  M tinha nascido nos Estados Unidos, terra das oportunidades e (...)
02.10.20

Nós contra eles


JB

  A semana passada escrevi sobre os sonhos e fiquei com vontade de escrever mais sobre o assunto. Mais especificamente sobre o inconsciente, uma vez que os sonhos são apenas manifestações desse 'continente' como Freud lhe chamou. Eis senão quando, existe o debate presidencial dos EUA e é o espetáculo miserável que se esperava, por causa de quem se esperava. Baralhei-me sobre o tema, e agora? Vou escrever sobre o quê afinal? Estava quase a decidir finalmente e eis que surge um (...)
25.09.20

A interpretação dos sonhos


JB

     Neste nosso tempo em que a realidade supera qualquer ficção, em que o barril de pólvora onde vivemos parece cada vez mais perto do clímax, talvez os sonhos apresentem um refúgio. Não falo dos sonhos que todos temos acordados: 'quem me dera ganhar o Euromilhões'  (sonharão os mais materialistas); 'quem me dera que houvesse paz no mundo' (sonharão as misses); 'quem me dera que se pudessem castrar fisicamente certas pessoas' (sonharão os apoiantes do Chega). Nem sequer (...)
18.09.20

YouTube, educação e liberdade de expressão.


JB

 A propósito do post de ontem da minha colega sardinha, resolvi escrever sobre este tema.   Perguntava o Triptofano, se nós, pais e educadores de gerações mais novas, deveríamos ter medo do YouTube. Quem diz YouTube, diz Tik Tok ou Canal Panda. Volta e meia existem umas polémicas, grupos de adultos mais ou menos organizados, juntam-se para protestar ou fazer uma famosa petição contra A,B,C ou D. Sou sempre contra esse tipo de movimento. Cabe à família educar os filhos. Cabe (...)