Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

24.09.21

Reflexão na imensidão


JB

     Domingo temos as autárquicas, em breve vamos entrar naquilo a que habitualmente se chama o 'período de reflexão'.  Tenho sentimentos mistos com este conceito. Se por um lado acho absolutamente inútil (não é porque as televisões deixaram de transmitir tempos de antena que alguém muda de ideias), por outro acho que dá uma certa gravitas, uma importância que as eleições de facto devem ter.  Resolvi por isso, esquecer temporariamente o panorama político nacional e (...)
17.09.21

Papa vs Chega!


JB

  Só faltava mais esta, depois de ser condenado pelo tribunal pelo crime de chamar bandidos a cidadãos portugueses que não o são, agora até Sua Santidade o Papa Francisco o desautoriza.   Não sou crente mas o André Ventura é. O quarto pastorinho é um devoto cristão, como as fotografias que a sua campanha fez questão de tirar enquanto rezava numa capela comprovam. Eu cá gostei muito do discurso do Papa, enquanto se dirigia ao Conselho Ecumênico da Eslováquia e a uma grande (...)
10.09.21

Sair do armário


JB

   Muita gente acha que certas coisas se devem manter no foro privado e que as pessoas não devem ser julgadas por isso: eu discordo.   Recentemente, uma figura distinta da sociedade veio assumir publicamente algo que provavelmente só os mais próximos sabiam. Como é habitual uma revelação destas incendeia as redes sociais (sendo certo que elas se incendeiam muito facilmente e pelo menos duas vezes por semana) e os comentários multiplicaram-se.   Hoje vou falar dessa pessoa e (...)
03.09.21

Almoços na Foz e dilemas morais


JB

     Portugal aproveita os últimos dias de praia e prepara-se para as autárquicas.    Eu cá estou com a minha fiel e alucinada Luna a passar mais uns dias na Foz do Arelho. O tempo nunca esteve tão bom como agora e aqui é fácil esquecermo-nos de tudo o que se vai passando à nossa volta. A conversa de um excelente almoço deu o mote para a sardinha que agora escrevo.    Ainda alheio à realidade do quotidiano e com a cabeça no mar e nas nuvens hoje proponho um dilema moral: (...)
27.08.21

Efeitos secundários da vacina


JB

"Centenas de manifestantes acompanharam esta quarta-feira em frente da Procuradoria-Geral da República (PGR) a entrega, pelo juiz anticonfinamento Rui Fonseca e Castro, de uma denúncia contra o Presidente da República, o primeiro-ministro e o Governo por crimes contra a humanidade."    Este é o título de uma notícia digital do Diário de Notícias de ontem que pode ver aqui (...)