Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

27.12.22

Adeus 2022, bem vindo 2023!


marta-omeucanto

  Esta é a última semana de 2022. Um ano marcante, pelos mais diversos motivos (nem sempre os melhores), mas parece-me que os últimos anos têm sido todos assim. Ou, então, sou apenas eu adivagar sobre os últimos tempos que temos (tenho) vivido. Seja como for, 2022 está a acabar e, como sempre, oultimofechaaporta do ano que agora termina. Do outro lado, thetravellightworld (...)
20.12.22

Os espertos e os tontos


marta-omeucanto

"Quando os espertos só veem lucro e os tontos só veem preços baixos, eles ganham e nós só temos a perder."   Li isto a propósito de uma das marcas de moda mais populares de 2022, sucesso para o qual todos nós, consumidores, contribuímos, apesar da controvérsia, e de toda a informação que nos chega regularmente, sobre a exploração laboral e impacto ambiental negativo.   Sejamos honestos: apesar de, eventualmente, até tentarmos adquirir bens e produtos nacionais, que (...)
13.12.22

Quanto tempo, o tempo tem?


marta-omeucanto

  Quanto tempo, o tempo tem? Será, um determinado tempo, sempre o mesmo? Sempre igual? Ou será que, um mesmo tempo, tem tempos diferentes? E porque será que o tempo, sendo o mesmo, parece correr mais depressa quando não queremos, e andar devagar, quando esperávamos que avançasse?   Numa destas manhãs, acordei e olhei para o relógio.  Faltavam 4 minutos para o despertador tocar. Isso é um instante, pensei. Levantei-me rapidamente para pôr comida às gatas, fui à casa de banho (...)
06.12.22

Todos queremos a verdade, mas...


marta-omeucanto

  "O problema de procurar a verdade é encontrá-la e não saber o que fazer com ela" do livro "Terra", de Eloy Moreno   Todos queremos a verdade. Mas, por vezes, quando a encontramos, limitamo-nos a ignorá-la. A varrê-la para debaixo do tapete. A fingir que ela não existe, para que não tenhamos que encará-la.   Não raras vezes, preferimos "comprar" a mentira. Satisfazemo-nos mais com ela. Com a mentira, sabemos lidar. Já com a verdade...   De que nos serve? De que nos adianta? Ajuda-nos (...)