Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

16.08.22

"A menina dança?"


marta-omeucanto

Danço, pois! Ou melhor, dançava.   Não sou do tempo em que os jovens rapazes faziam esta pergunta às donzelas do baile. Sou mais do tempo dos bailaricos, por altura dos santos populares, na rua onde morava, organizados pelos vizinhos, ao som de uma aparelhagem com gira-discos, em que o mais certo era as raparigas dançarem umas com as outras, enquanto os rapazes ficavam ali de pé, ao alto, a conversar e a beber uma cerveja. Não que dominasse a arte da dança. Era mais do tipo (...)
09.08.22

Quantas mais pessoas têm que morrer por conta dos ralis?


marta-omeucanto

  A edição deste ano, do Rali Vinho da Madeira, que decorreu entre os dias 4 e 6 de Agosto, ficou ensombrada pela morte de uma criança de 8 anos. Quem viu o acidente, percebeu que três pessoas atravessaram a estrada a correr. Duas mais à frente, que chegaram ao outro lado a tempo, e a menina, que foi apanhada, em cheio, pelo piloto. A violência do embate foi chocante. Nem quero imaginar o que estarão a sentir os pais. É muito triste.   Mas a verdade é que há quem venha logo (...)
02.08.22

Querido, roubaram-nos a piscina!


marta-omeucanto

  "Oh, meu deus! Mas em que mundo vivemos nós? Ao que chega a crise em Portugal, para levar as pessoas a cometer tal acto de desespero?   E agora? Como é que vai ser, em pleno verão, com estas temperaturas altíssimas, não nos podermos refrescar na piscina? O que vão dizer os amigos, agora que não os podemos convidar para um churrasco? Para uma festa na piscina? O que vamos fazer aos biquinis novos que íamos estrear, acabadinhos de chegar da China? Como é que nos vamos (...)
26.07.22

O Amor Cura?


marta-omeucanto

  No sábado, fiquei a saber que Irina Fernandes tinha morrido. Apesar de a Irina ser da Ericeira (aqui ao lado), não a conhecia, nem à sua história, até ter assistido à série de episódios, dedicados a ela, na TVI, em Janeiro deste ano. O lema da Irina, e que deu título à série, era "Amor Cura".   Eu sei que este pensamento e forma de vida é muito mais do que o seu sentido literal mas, assim de repente, só me apraz dizer: "Não! O amor não cura coisa nenhuma!" E tanto que (...)
19.07.22

Terminei o 12º ano. E agora?


marta-omeucanto

  Não eu, claro, que já lá vão uns bons aninhos desde que isso aconteceu. Mas é sempre essa a principal questão/ dúvida que se coloca aos jovens que, a cada ano, terminam os seus estudos. Até ali, estudaram o que havia para estudar, e fizeram o que eram obrigados a fazer: o ensino obrigatório.   Mas, a partir daí, o que se segue? As opções são várias:   - aproveitar as férias e, depois, pensa-se no resto   - arranjar um trabalho nas férias, que será apenas isso, e (...)