Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

17.03.24

Apontamentos - 17 Mar 24


O ultimo fecha a porta

Sobre as eleições, está tudo dito. Não são os comentadores que determinam os votos, mas sim os eleitores.   Já estava a espera o os partidos de Centro ficassem próximos, dados os telhados de vidro e cansaço que têm provocado ao povo. Fico surpreendido de a procissão ir no adro e os partidos extremistas de esquerda, ainda sem lerem o programa da AD, já estão a dizer que o vão ... reprovar. Parece que não aprenderam nada com a perda de votos há oito dias atrás. As (...)
10.03.24

O dia da mulher e a ação


O ultimo fecha a porta

Ironia do destino, em 2024, o dia da Mulher calhou dois dias antes das eleições. Sou contra este dia, uma espécie de discriminação positiva que mascara uma irrelevância dada durante todo o ano. Mais do que um dia, valorizo a importância das quotas de género. Essas, sim, são decisões com impacto na promoção da igualdade.   O dia da Mulher serve para três coisas: - a primeira (e única útil) é a publicação de estudos e estatísticas sobre a desigualdade salarial, social (...)
25.02.24

Mariana Mortágua e André Ventura: são mais as semelhanças que as diferenças


O ultimo fecha a porta

Nas últimas semanas, houve uma personalidade que me chamou atenção pela negativa: Mariana Mortágua.   Comecemos pelo Chega e por André Ventura. O estilo trauliteiro não mudou: as fake news, as manipulações de factos com layouts de jornais reputados, as ameaças de violência, os tiros inventados e o apoio perigoso a forças de segurança, dando-lhes a luz ao fundo do túnel nem que seja a luz do abismo.  De Mariana Mortágua, já me tinha chocado o discurso anti literacia (...)
18.02.24

Os vídeos saudáveis


O ultimo fecha a porta

O algoritmo do Instagram identificou o meu perfil como alvo para anúncios de exercícios físicos e alimentos. Na sua maioria, são professores de ginásio (ok, PT's que é mais comercial) e nutricionistas. Geralmente são dicas de como fazer determinado exercício ou alimentos saudáveis em 30 segundos (os reels). Surpreendeu-me um desses vídeos em que anunciava um conjunto de refeições possíveis de fazer até 10 Euros. Sugeria o rapazinho uma embalagem de conserva de carne (...)
04.02.24

Virado ao contrário


O ultimo fecha a porta

Neste momento, em que começo na escrever, passam nas televisões imagens de extrema violência no futebol, aliadas à ausência das autoridades policiais. Que pontaria: falham um jogo de futebol dos três grandes e logo a um sábado! Pagam mais uma vez os inocentes que foram com as suas famílias ver um jogo de futebol e assistiram a mais um episódio de hooliganismo, com agressões e vandalismo. Haverá consequências? Ou por não haver famosos, não chamam as Tânias Laranjos para (...)