Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

02.06.24

Voto antecipado nas Eleições Europeias


O ultimo fecha a porta

Hoje irei votar nas Eleições Europeias, mais uma vez devido à facilidade do voto antecipado. Foi uma das consequências boa do covid e lamento que não tenha sido implementada antes.   Mais uma vez, vou expressar o meu direito de escolher quem quero que me represente nas instituições europeias. Esta é a oportunidade de exprimirmos a nossa voz num ambiente democrático.   Voto, mais vez, sem uma convicção no partido onde vou pôr a cruz. As ideias dos partidos são bem díspares (...)
12.05.24

Rafah


O ultimo fecha a porta

Pela primeira vez falo na Guerra de Gaza. A história avança e com ele o poder militar que engole o sofrimento dos cidadãos inocentes. Sem culpa, mas com o sofrimento de não terem paz, não terem comida, casa, saúde, educação nem conseguirem ter um sono tranquilo. Enquanto se discute o belicismo dos envolvidos, os relatos e imagens que nos chegam são aterrorizadores e devastadores. Leio hoje que esta guerra já fez mais do dobro do número de morto comparando com a guerra da (...)
28.04.24

Eleições no FC Porto


O ultimo fecha a porta

Ontem realizaram-se as eleições para o FC Porto. Não sigo muito o futebol e já expliquei várias vezes o porquê. No entanto, não deixo de acompanhá-lo. André Villas Boas venceu as eleições. Após anos de inércia, Pinto da Costa precisou de concorrência para fazer progresso. Desde o anúncio da construção da academia, à renovação da equipa dirigente até à inclusão de futebol feminino. Não tenho dúvidas que o clique dos portistas para a mudança foi o que aconteceu (...)
21.04.24

50 anos do 25 de Abril de 1974


O ultimo fecha a porta

Na próxima 5ª feira comemoram-se os 50 anos do 25 de Abril.  Mais do que nunca, o que foi alcançado nesta data está em risco.   Sempre vivi em democracia, onde a liberdade e o funcionamento do Estado de Direito foi um direito adquirido. Nos últimos anos, impulsionado por Donald Trump e uma pandemia, temos vindo assistir à ascensão de discursos radicais, individualistas e de incentivo ao ódio. Esta radicalização vem da esquerda e da direita. Há cerca de um mês atrás, (...)
07.04.24

Apontamentos 7 de Abril


O ultimo fecha a porta

Nos últimos dias, muito se tem falado de política. Desde a escolha do novo governo, ao espetáculo triste e preocupante da eleição do presidente da Assembleia da República. Como as eleições viraram moda, temos mais uma este mês para animar a malta: as do FC Porto.  Também se pôs na boca do mundo um novo conceito quanto à definição de género: não binário. Capricho para uns, liberdade de escolha para outros.   Discutiu-se também a identidade visual da República (...)