Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

06.10.22

Contemplação


The Travellight World

Foto: Travellight | Portão de Brandemburgo, Berlim   Sonho de olhos abertos, caminhando Não entre as formas já e as aparências, Mas vendo a face imóvel das essências, Entre ideias e espíritos pairando... Que é o Mundo ante mim? fumo ondeando, Visões sem ser, fragmentos de existências... Uma névoa de enganos e impotências Sobre vácuo insondável rastejando... E dentre a névoa e a sombra universais Só me chega um murmúrio, feito de ais... É a queixa, o profundíssimo gemido D (...)
29.09.22

Otoño Porteño


The Travellight World

A folha de plátano seca que (sobre)vive dentro de Ficções de Jorge Luis Borges, caiu quando folheei o livro. Baixei-me para a apanhar e a minha memória voou veloz até aquela longínqua tarde de outono em que passeamos de mão dada por Buenos Aires. O vento soprava suave, porém com força suficiente para derrubar as folhas secas das árvores altas que povoam o vibrante barrio de Palermo. Borges viveu ali e dizem que Che Guevara também. Não sei se é porque nasci no outono, mas sou (...)
22.09.22

Uma Casa de Bonecas


The Travellight World

Na semana passada tive a felicidade de assistir no Teatro Villaret à mais recente encenação portuguesa de “Uma Casa de Bonecas” e constatei (sem grande surpresa) que a peça de Henrik Ibsen continua tão atual hoje como quando a vi pela primeira vez, há muito tempo atrás. Pode ser um texto com mais de 140 anos, mas esta história de um casamento fracassado — a segunda peça mais produzida no mundo depois de Hamlet — continua absolutamente relevante. A peça de Ibsen conta a (...)
15.09.22

Coimbra...


The Travellight World

Foto: Travellight | Coimbra Todas as tardes, vou Léman acima (E leve o tempo passa nessas tardes) A pensar em Coimbra. Que saudades! Diogo Bernardes deste meigo Lima. Na solidão, pensar em ti, anima, Oh Coimbra sem par, flor das Cidades! Os rapazes tão bons nessas idades (Antes que a vida ponha a mão em cima)Alegres cantam nos teus arrabaldes. Por mais que tire vêm cheios os baldes, Mar de recordações, poço sem fundo!Freirinhas de Tentúgal, passos lentos! E o chá com bolos, (...)
08.09.22

Será que é só a mim?


The Travellight World

Será que é só a mim que incomoda um certo anuncio de uma certa instituição financeira especializada em crédito ao consumo que recrutou professores primários reformados para nos ensinarem que fazer um crédito 100% digital é tão simples como o ensino básico? Talvez seja porque sou desconfiada por natureza ou talvez seja porque cresci numa época em que o banco tradicional era o principal, se não o único, intermediário entre o consumidor e o seu dinheiro, mas acho estranho a (...)