Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

06.08.20

Dispensa do trabalho para amamentar: até que idade se tem direito?


Triptofano!

Uma mulher que não amamente uma criança, seja pelo seu desejo ou por incapacidade de o fazer, nunca se deve sentir menos mulher ou menos mãe do que outra que amamente, desde que a sua escolha tenha sido consciente e informada. O aumento da amamentação no mundo tem grandes impactos sociais e económicos, podendo prevenir anualmente 20 mil mortes maternas, 823 mil mortes infantis e perdas económicas no valor dos 302 mil milhões de dólares. Em Portugal, até que idade da criança a (...)
30.07.20

Preconceito não é Opinião


Triptofano!

Escudar preconceito com o direito à opinião é cada vez mais comum nos dias de hoje. Há quem ache que pode dizer tudo sobre todos da forma como quiser, apenas porque vivemos numa democracia e existe o direito a opinar. A opinião é um processo revelador de inteligência, de conhecimento e de pensamento construtivo, e em nada tem a ver com os vómitos de ódio que muitas vezes por aí andam. Para nos relembrar que preconceito não é opinião a ONU Portugal (...)
23.07.20

Vacinação contra a Gripe na Farmácia: Uma questão de Saúde Pública


Triptofano!

A gripe é uma das principais causas para um número excessivo de mortes na época do Inverno e para um aumento do número de admissões hospitalares, levando a um grande impacto económico tanto directo (custos no tratamento da doença) como indirecto (custos relacionados com o absentismo laboral). Por isso, a vacinação contra a gripe é uma questão de Saúde Pública, sendo cada vez mais importante atingir o maior número de pessoas possíveis, especialmente aquelas que por diversos (...)
16.07.20

Tolerância e o Livre Pensamento


Triptofano!

Quando alguém debita alarvidades na Internet e vê os seus argumentos a serem destruídos e dedos apontados à sua linha de pensamento horripilante, a resposta mais rápida que aparece digitada é uma indignação chorosa devido à intolerância ao livre pensamento. Que as pessoas que pregam a tolerância e o amor pelo próximo afinal são uns nazis do pensamento e das opiniões, sendo que ou é assim ou não é assado. E depois claro que há as promessas de abandonar os Twitters desta (...)
09.07.20

Urgente: Responsabilizar para a Saúde


Triptofano!

Cada um de nós no seu trabalho possui pequenos ódios de estimação, situações que nos fazem ter uma alergia assim no sovaco que nos deixa como uma comichão louca, e eu claro não sou diferente. Um desses pequenos ódios é quando um diabético chega com uma receita de insulina e pede para levantar seis caixas de uma vez porque são grátis. Só que existe uma diferença entre uma coisa ser grátis e uma coisa ser comparticipada a 100% pelo Estado, mesmo que o resultado no fim seja o (...)