Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

29.01.22

Vamos ajudar o Planeta


Ana D.

jan_economia circular.jpg

Porque esta semana se celebrou o Dia Mundial da Educação Ambiental, venho sensibilizar a Vossa consciência ambiental e comportamento sustentável dando a conhecer dois projetos na área da economia circular.
São projetos que têm como objetivo a motivação dos utilizadores para devolverem as suas embalagens de bebidas, depositando-as em máquinas disponíveis em espaços aderentes. Cada embalagem devolvida vale um ponto e os utilizadores são incentivados a acumular pontos que poderão ser trocados por prémios que apelam a comportamentos sustentáveis.
Ambas as iniciativas visam preparar a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas.


 QUANDO DO VELHO SE FAZ NOVO, TODOS GANHAM. GANHA O PLANETA

16.826.106 garrafas entregues até dezembro de 2021

É um projeto-piloto que incentiva e premeia a devolução de garrafas de bebidas em plástico PET para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas garrafas.
De norte a sul de Portugal Continental, podem ser encontradas 23 máquinas de recolha automática de garrafas de bebidas em plástico não reutilizáveis, em grandes superfícies comerciais. Consulte a sua localização e veja como funciona. 

Saiba mais sobre este projeto em www.dovelhosefaznovo.pt


 BEBIDAS+CIRCULARES

Até dezembro de 2021 foram entregues:

1.255.667 garrafas de plástico
361.576 garrafas de vidro
401.893 latas de metal


É um projeto que incentiva os cidadãos do concelho de Lisboa a devolverem garrafas de plástico PET e de vidro e latas não reutilizáveis de bebidas para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas embalagens de bebidas. 
As máquinas de recolha automática do projeto estão localizadas em 10 superfícies comerciais e num mercado municipal de Lisboa. Saiba como funciona e onde pode depositar as suas embalagens.
Nota ainda para a vertente solidária deste projeto, que dá a possibilidade dos utilizadores converterem os seus pontos em donativos que serão entregues às instituições de solidariedade apoiadas neste projeto: Associação Mais Proximidade Melhor Vida e Ajuda de Berço.

Saiba mais sobre este projeto em www.bebidascirculares.pt

 
VAMOS AJUDAR O PLANETA 

Como nota pessoal, deixo aqui o apelo às entidades responsáveis para estenderem a rede de pontos de entrega aderentes a todos os concelhos do país, uma vez que se consultarem a lista das localização poderão verificar que nem todos os concelhos estão cobertos por esta rede.

Todos NÓS, enquanto CIDADÃOS queremos ter a oportunidade de COLABORAR nesta MISSÂO, não acham?

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Ana D. 29.01.2022

    Obrigada Manu!
    Beijinhos e bom fim de semana!
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.