Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

10.11.22

Viagem a Portugal


The Travellight World

thumbs.web.sapo.io

Foi por pura sorte que numa mudança de canal vi anunciado na RTP 1 o primeiro episódio de “Viagem a Portugal”.
Não demorei muito a carregar “gravar” na box. Ia estar fora, mas concluí que não podia perder um programa de televisão que junta três coisas que adoro: Porchat, Saramago e viagens.

Fui à minha vida descansada e nunca mais me lembrei do programa até ontem à noite quando, pesquisando as gravações, descobri 3 episódios por ver. E que boa descoberta esta foi!

O programa de Fábio Porchat é inspirado na célebre obra “Viagem a Portugal” de José Saramago e no percurso que o Nobel da Literatura realizou pelo nosso país, começando em Miranda do Douro, Trás-os-Montes e terminando em Sagres, no Algarve.
No caminho, Saramago, eternizou em crónicas, narrativas e recordações, o seu olhar sobre o Portugal dos anos 80, que agora, quarenta anos depois, é revisitado pelo brilhante humorista brasileiro Fábio Porchat.

Durante o programa, Porchat com imensa graça e boa disposição (outra coisa não seria de esperar) percorre os sítios visitados e registados por José Saramago na sua obra, provando "as mesmas comidas e até o mesmo vinho”.
Partilha também conversas com quem um dia, privou com o escritor, e diverte-nos com comentários que garantem leveza e entretenimento a um programa que de outro modo poderia ser (talvez) aborrecido.

Se puderem, não deixem de ver!


Nota: Quem quiser participar numa experiência semelhante e viver na região de Lisboa, aproveite as comemorações do centenário do escritor para fazer os roteiros culturais criados pela Câmara Municipal de Sintra que vão percorrer os locais do município mencionados na “Viagem a Portugal”.
As visitas ocorrem nos dias 19 e 26 de Novembro e são gratuitas. Começam às 10h00 com a saída de um autocarro junto à estação de CP de Sintra. A inscrição prévia é necessária e pode ser feita através do telefone 21 923 88 28.

9 comentários

Comentar post