Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

sardinhaSemlata

Um espaço de pensamento livre.

26.06.20

Vieira, Ventura e Machado


JB

DC779BA5-8C46-4914-8E3D-B9C638AF3330.jpeg

 


   

  Sempre se confirma. Não é anedota: uma Vieira, um Ventura e um Machado encontram-se numa avenida...

  Curiosamente, a avenida onde eles se encontram, não se chama Avenida da Xenofobia. Chama-se Avenida da Liberdade. Liberdade essa que lhes permite fazerem a ridícula figura que irão fazer. Para deleite de alguns ressabiados e mentecaptos que os apreciam. Atenção: não digo que toda a gente que apoia esta 'manif' é ressabiada e mentecapta. Podem alternar. Acho que as pessoas razoavelmente inteligentes que os apoiam (mais que razoavelmente inteligente já não acredito) são os ressabiados. Existem também os mentecaptos (gente incapaz de raciocinar além do 'soundbite') e aqueles que acumulam ambas as características. Há também uma série de outras características comuns a estes apoiantes mas estas são as mais transversais aos meus olhos.

  Se assim não for, alguém me explique. Qual o sentido, de um partido composto exclusivamente por caucasianos, acompanhado de uma atriz conhecida pelos polémicos post's xenófobos e ainda com o líder de um grupo neo-nazi irem fazer uma 'manif' a dizer 'Portugal não é racista'. Isto não é provavelmente a coisa mais estúpida de sempre? Alguém que não seja ressabiado ou mentecapto consegue defender isto? Se sim, que defenda nos comentários por favor que cá estarei para reconhecer que estou errado, se for caso disso.

  Exaspera-me ver estas odes à estupidez e ver pessoas que em tempos considerei e tive respeito a defender estes anormais, (anormal no sentido figurado, infelizmente são mais normais do que eu gostaria) .

  Uma coisa boa no meio disto tudo, estão identificados e não serão levados a sério. Pelo menos por mim (e espero que haja mais como eu). Três deles nunca foram (Maria Vieira, André Ventura e Mário Machado): a parrachita era actriz de comédia e teve o seu tempo de glória à conta de muitas pessoas que lhe deram a mão e a quem agora ela 'cospe no prato onde comeu'. Nunca a levei a sério, agora que lhe mudaram quem escreve os textos nem sequer tem graça. Ventura, outro palhaço mas ao contrário da parrachita é palhaço amador. Ficou conhecido por comentar futebol, ameaçar de porrada por email e acobardar-se ao vivo, prometer sob palavra de honra e não cumprir, dizer que abdicava disto e daquilo se fosse eleito e não abdicar: o típico 'Chico esperto', nunca enganou ninguém (que não seja mentecapto ou ressabiado, bem entendido).
  Finalmente e para compôr esta trindade, temos o Mário Machado. Alegado assassino e confesso neo-nazi. A ser verdade, a escumalha mais mal cheirosa da nossa sociedade. Quem se puser ao lado deles, está apresentado e faço já o meu diagnóstico selvagem. Mentecapto e\ou ressabiado que acha que os seus problemas e os do mundo são culpa dos outros. De preferência de minorias indefesas, ou pelo menos mais fracas.
  Toda a gente em Portugal percebe o absurdo disto, certo? Como dizia o Bruno Nogueira no "Tubo de Ensaio", isto é como se os taurinos fossem fazer uma 'manif' a dizer 'em Portugal não há carnívoros' , ou como se a Juve Leo, os No Name Boys e os Super Dragões se juntassem para dizer 'em Portugal não há claques'.

  Parece que já estou a ver, algum ser humano inspirado por esta ideia: irá para uma biblioteca e quando as outras pessoas estiverem a ler ele começará a gritar ininterruptamente- AQUI HÁ SILÊNCIO! AQUI HÁ SILÊNCIO!
  Eu estarei ao lado da pessoa que lhe puser firmemente a mão no ombro e lhe disser:

 - Só quando te calares, meu ganda estúpido.


JB

 

* adenda: imagem de Miguel A Lopes\Lusa adicionada a 27 de junho devido ao seu elevado valor simbólico.

13 comentários

  • Imagem de perfil

    JB 26.06.2020

    Não esqueci não, são os ressabiados, que classifico de moderadamente inteligentes(at best)! Não estavas atenta! 
    Adorei os factos, ahahaha
    Grande beijinho Sarin
  • Imagem de perfil

    Sarin 26.06.2020

    Ah, mas os ressabiados não são os movidos a saudade de glórias de outros tempos? Estes de que falo são os que alinham apenas pelo ruído, pela visibilidade, pelo número - cardinal e de espectáculo ;)
  • Imagem de perfil

    JB 26.06.2020

    Também os haverá, apesar de tudo acho que não será esse maior denominador comum. Fico com as minhas duas categorias ;)
  • Imagem de perfil

    Sarin 26.06.2020

    Sim, serão menos e talvez matematicamente desprezáveis. Já socialmente desprezíveis, não duvido.
  • Imagem de perfil

    JB 26.06.2020

    Também os considero desprezíveis, mas o post nem era sobre isso. É mesmo sobre o absurdo da Manif.. Acho bem que se manifestem e que apareçam la todos. Ao menos identificava-os.

  • Imagem de perfil

    Sarin 26.06.2020

    Percebi perfeitamente sobre o que era o postal. Alguém comentou, penso que o Kanes, que estarias contra a manifestação, mas não me pareceu que estejas contra o direito de se manifestarem - a tua indignação será pelo motivo que os leva a manifestarem-se. Dedicam a mensagem a quem? Com que objectivo? Porque apenas vejo uma contra-manifestação tardia que, com um notório vazio de mensagem, se dirige a ninguém pois que a noção instituída é, exactamente, a de Portugal não ser racista. Daí o absurdo, aí ver a tua acusação de mentecaptos e ressabiados.
    E, note-se, uma manifestação que visa a afronta e o desacato não se enquadra no direito de manifestação nem na liberdade de expressão, mas, e apenas, no incitamento à violência; oxalá não seja o caso.
    Por tudo isto, desejo que se manifestem. A imbecilidade deve ser exposta. Gostaria de lhes poder desarmar os argumentos... mas onde estão eles?
  • Imagem de perfil

    JB 26.06.2020

    É isso mesmo. Nem acredito que vise o confronto e o desacato, talvez para uma meia dúzia que la apareça. Acho genuínamente que isto foi ‘dor de cotovelo’ pela Manif a propósito do Floyd e algum seguidor acéfalo disse:- Epá ò André, era muita bem a gente fazer uma coisa destas. E se fosse uma a dizer que nos não existimos? E o André (mais esperto) respondeu: Brilhante! Temos é que arranjar outro nome. ‘Et voila’ assim nasceu a Manif e como na minha cabeça ele só deve estar rodeado de ‘yesman’ acefalos (perdoa a redundância) a coisa vai mesmo acontecer. Acho que não há maldade na génese, mas muito chico espertismo.


    PS- desculpa tantos estrangeirismos mas sei que te irritam e gosto de embirrar.
  • Imagem de perfil

    Sarin 26.06.2020

    :D:D:D Pois sim, mas para me chateares não os deverias ter colocado entre aspas :D:D:D como estão, são perfeitamente aceitáveis porque reconheces e abraças a sua estrangeiritude ;)))))) Lembra-te: não sou contra os estrangeir(ism)os, sou contra preterirem e desprezarem os nativos apenas por acharem os outros mais giros! Estás a ver os gajos num bar a resmungar quando as garinas correm para os camones? Pronto, é isso!


    Não te iludas, o Machado e seus confrades não comparecerão para apoiar o Ventura nem para demonstrar como respeitam as regras do jogo democrático.
    E sim, também me parece uma contra-manifestação fora de prazo. Talvez por isso cheire ainda pior.
  • Imagem de perfil

    JB 26.06.2020

    Ainda me custa a acreditar que isto vai acontecer. É ver para crer. A última notícia que vi foi há dois dias a dizer que estava tudo planeado e até à parrachita tinha confirmado presença! Isto é quase como o Bolsonaro com o acordeão atrás, isto não se inventa....
  • Imagem de perfil

    Sarin 26.06.2020

    A alusão ao Bolsonaro deixou-me sem argumento :D
    Nunca fui apreciadora da Maria Vieira, sabes? Sempre a achei o elo mais fraco de todos os fortes elencos que o Herman reuniu. E sinto que tratarem-na pelo nome de uma personagem que interpretou quando dizia - ou fingia dizer - o contrário do que diz agora é um insulto à memória dos programas e à de muitos, se não de todos, os actores com quem contracenou. Ou então sou eu que não gosto mesmo dela.
  • Imagem de perfil

    JB 26.06.2020

    Não viste aquele vídeo que ele fez recentemente? Para ‘homenagear os mortos pelo Covid?’ 
    Vergonha alheia.
    Eu sempre achei graça à Maria Vieira. Mas foi como disse, quando eram outros a escrever os textos dela... além disso uso ‘parrachita’ porque acho piada ao termo e era o que ela própria e os amigos lhe chamavam sem problema. Não penso ser um termo ofensivo. É até carinhoso e tem tudo a ver com ela.
  • Imagem de perfil

    Sarin 26.06.2020

    Vi o vídeo, sim, daí ter ficado sem argumento para aquele "isto não se inventa".
    O termo não é nada ofensivo, pelo contrário; ela, com esta sua nova postura, é que ofende o termo e avilta o carinho que em tempos mereceu.
    Achei-a muito limitada como actriz, sempre o mesmo registo. Ria-me com as falas, não com a sua actuação. Lembras-te das personagens da Helena Isabel ou da Rosa Lobato de Faria? Algumas não tinham muitas falas, mas o desempenho era delirante :)
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.