Viver sem... Tabaco!
Ana D.
Nunca é demais relembrar que o consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo.
Se as atuais tendências se mantiverem, o tabaco matará mais de oito milhões de pessoas no mundo todos os anos até 2030, sendo de destacar que muitos destes óbitos serão de fumadores passivos. Este é a estimativa da Organização Mundial de Saúde publicada no seu relatório a propósito do Dia Mundial Sem Tabaco (maio 2024).
O relatório asinala também prejuízos de biliões de dólares em todo o mundo, todos os anos, relacionados com as causas do consumo.
Entre outros pontos, no trabalho desenvolvido foi ainda abordado o consumo de tabaco entre milhões de adolescentes com idades entre os 13 e os 15 anos, bem como a taxa de consumo de cigarros eletrónicos, em comparação com os adultos, em vários países. De acordo com o mesmo relatório, a indústria do tabaco e da nicotina concebe produtos, lança campanhas de 'marketing' e trabalha para moldar ambientes propícios ao consumo para "fisgar a próxima geração". As táticas passam por lançar produtos com uma enorme variedade de sabores e anúncios que os peritos consideram não serem dirigidos a adultos.
O consumo de tabaco continua a ser a principal causa global de morte evitável.
Pense nisto e não fume, pela sua saúde!