Voa minha filha.
JB
M tinha crescido depressa. Era muito curiosa e aventureira. O seu espírito livre desde cedo se manifestou. Queria aprender e conhecer o mundo.
Hoje sentia-se crescida, tinha aprendido muito sobre o mundo e sobre quem o frequentava. Estava preocupada - não só por ela e pela sua família - mas também por todas as outras espécies com quem partilhava o planeta. Se isto continuasse assim, o mundo podia mesmo acabar.
M tinha nascido nos Estados Unidos, terra das oportunidades e onde tudo é possível. Conhecia bem a política do país e num momento muito conturbado a nossa heroína resolveu ter esta conversa com a mãe:
- Mãe, o Trump é uma besta, ele não pode ganhar! Não vou permitir.
- Não sejas tonta. O Trump é provavelmente o humano mais poderoso do planeta. Quem és tu para o impedir? Estás a ser ridícula.
Entretanto, acontece o debate presidencial.
A M estava possessa:
- Viste aquilo mãe? A vulgaridade com que ele se comporta? Não suporto isto. Não vou ficar quieta.
Passou uma semana e M aparentemente esqueceu-se do assunto. A mãe não o voltou a puxar e M não voltou a falar nisso. Até que, dia 7 de Outubro de 2020 amanheceu. A mãe foi ver se encontrava M, mas ela não estava lá. Apenas uma mensagem escrita:
" Mãe, dizes que não podemos fazer nada e que o mundo é dos poderosos e nós só vivemos nele. Eu sei que sou pequena e apenas uma no meio de biliões mas não consigo assistir a isto. Demasiados ainda não perceberam que o Trump e o Pence comparados com o Biden e a Kamala Harris são dois montes de merda (desculpa mãe, mas é mesmo assim). Se eu conseguir entrar hoje no debate e ficar pelo menos dois minutos agarrada ao cabelo do Pence toda a gente vai perceber.
Afinal, sou uma mosca, só pode haver um motivo para ali ficar tanto tempo. Vais ver mãe, eu vou mostrar-lhes!"
A mãe chorou, olhou pela janela e com o coração apertado mas orgulhoso, murmurou baixinho:
- Voa minha filha, voa...
JB
PS (Fábula baseada em factos reais, a 7 de Outubro uma mosca esteve 2.03 minutos pousada no cabelo de Mike Pence, como ilustra a fotografia acima do próprio no debate vice-presidencial. Quero acreditar que foi mais ou menos isto que se passou nos dias e horas precedentes com a mosca e a sua família.)